Meu projeto pessoal/profissional

Projetos são idéias que surgem de acordo com as aspirações de cada ser humano e suas necessidades.
A criança por volta de seus oito ou nove anos já começa a delinear um pensamento a respeito dos seus desejos para o futuro, refletindo sobre uma carreira profissional que desencadeie em uma realização pessoal.
A profissão que hoje exerço, é resultado dessas reflexões, observações e brincadeiras que realizava quando criança. Uma admiração profunda, que vinha do meu ser, em relação aos meus professores das séries iniciais e o gosto pelas atividades escolares e a escola como um todo me auxiliaram na escolha assertiva em relação ao meu projeto profissional.
A função de professora pode mão ser a melhor remunerada, mas em muitos aspectos e por diversas vezes nos proporciona sentimentos de realização profissional, como quando alfabetizamos uma criança que vem para a escola e não sabe nem manusear um lápis, ou quando sabemos que um ou vários de nossos alunos conseguiram ser aprovados em uma Universidade ou mesmo Faculdade.
Uma pessoa quando decide por esta ou aquela carreira profissional é claro que também pensa em sua satisfação pessoal e seu estilo de vida.
Hoje não posso dizer que com a carreira de professora consegui um estilo de vida de classe média a alta, mas posso dizer que faço o que gosto, enfrentei e ainda enfrento muitas situações estressantes, contudo obtive muita experiência de vida, diversas oportunidades em participar de encontros, seminários, congressos, cursos que enriqueceram os conhecimentos adquiridos no curso de Magistério e nos cursos de Faculdade os quais freqüentei para a obtenção do título de professora.
Portanto, a escolha de uma função e ser exercida quando se torna adulto perpassa pelo ser criança, pelos sonhos infantis bem elaborados e motivados pelo exemplo de alguém que nos causa admiração pelo seu entusiasmo em relação ao que realiza.

professora Eli Filipin - Coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Campo.
Escola Aurélio - Monte Negro, RO.

UM POUCO SOBRE O GESTAR EM MONTE NEGRO

O programa teve início no município com a formação dos dois tutores em Porto Velho no ano de 2008, numa parceria entre a rede municipal e estadual de ensino. A parceria consta da indicação do formador e colaboração em confecção de materiais e alimentação para os encontros presenciais.
Primeiramente foram realizadas visitas as secretarias SEMED e REN/SEDUC. Em seguida, organizada a reunião de sensibilização com os gestores e equipe pedagógica para conhecerem o programa e disponibilizar um horário de estudo para os professores cursistas. Planejamos o momento de divulgação do programa no município com a Solenidade de abertura e aceitação pela comunidade escolar, mês de maio do corrente ano.


As maiores dificuldades encontradas foram:
A carga horária dos professores cursistas e dos formadores;
A resistência de escolas da rede municipal em não querer fazer a formação;

Adequação do horário da oficina que atendesse a todos os cursistas;
Carga horária dos formadores no quesito: acompanhamento da prática do professor cursista, não aconteceu;
Não houve transporte para as visitas.

Hoje, o programa atende 21 professores cursistas de Língua Portuguesa em 8 escolas (redes municipal e estadual de ensino), 13 professores cursistas de Matemática (redes municipal e estadual de ensino), uma média aproximada de alunos de 6ª a 9ª séries de 450 alunos, independe do EJA.
Os professores cursistas tentam aproveitar o possível do material sem haver um esgotamento, porque o tempo para leitura e aplicação das atividades é curto devido à carga horária ser muito pesada. Porém, observamos através dos relatos que a forma como estão aplicando o programa nas escolas está sendo positiva e com bons resultados.
Estamos felizes com a realização do programa e os resultados positivos que já estão sendo expostos nas escolas.
Texto:Antônia Vezarro - Tutora de lingua portiguesa.


Adaptação: Zílpora Maria

FASE REGIONAL DO JOER - 2010

no dia 16/042010, foi iniciada a seleção dos discentes para a participação no JOER na Fase Municipal das escolas estaduais desta jurisdição, não havendo a participação das escolas municipais. Em Monte Negro, as modalidades selecionadas para a fase Regional (PARECIS), realizada no Município de Buritis, no período de 28 de maio a 03 de junho foram: Futsal, Vôlei de Areia, Futebol de Campo, Atletismo e karatê. Em Campo Novo de Rondônia as modalidades foram: Futsal, Vôlei de Areia Xadrez e Tênis de Mesa, com uma delegação de 63 participantes. Os jogos de classificação foram realizados sob a coordenação dos professores de Educação Física, que planejaram e acompanharam o desenvolvimento das atividades. Com este trabalho, busca-se a integração entre todos os envolvidos, procurando despertar o espírito competitivo entre os participantes e o respeito a regras e valores.

COMUNIDADE MONTENEGRENSE SE UNE PARA A COMEMORAÇÃO CORPUS CHRISTI

A Igreja Católica de Monte Negro, através do Seminarista Matheus e da professora Margaret, realizou nesta quinta-feira 03/06/2010, um movimento que mobilizou toda a população deste município, como as comunidades rurais, escolares, etc., na construção do tapete nas ruas do município para a celebração Corpus Christi. Confira a divulgação fotográfica completa do evento no site http://www.rondoniavip.com.br/

REN

Representação Estadual de Ensino - Monte Negro, RO.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.

Paulo Freire

Grata por visitar este blog

Pesquisar este blog

Seguidores