O programa teve início no município com a formação dos dois tutores em Porto Velho no ano de 2008, numa parceria entre a rede municipal e estadual de ensino. A parceria consta da indicação do formador e colaboração em confecção de materiais e alimentação para os encontros presenciais.
Primeiramente foram realizadas visitas as secretarias SEMED e REN/SEDUC. Em seguida, organizada a reunião de sensibilização com os gestores e equipe pedagógica para conhecerem o programa e disponibilizar um horário de estudo para os professores cursistas. Planejamos o momento de divulgação do programa no município com a Solenidade de abertura e aceitação pela comunidade escolar, mês de maio do corrente ano.
Primeiramente foram realizadas visitas as secretarias SEMED e REN/SEDUC. Em seguida, organizada a reunião de sensibilização com os gestores e equipe pedagógica para conhecerem o programa e disponibilizar um horário de estudo para os professores cursistas. Planejamos o momento de divulgação do programa no município com a Solenidade de abertura e aceitação pela comunidade escolar, mês de maio do corrente ano.
As maiores dificuldades encontradas foram:
A carga horária dos professores cursistas e dos formadores;
A resistência de escolas da rede municipal em não querer fazer a formação;
Adequação do horário da oficina que atendesse a todos os cursistas;
Carga horária dos formadores no quesito: acompanhamento da prática do professor cursista, não aconteceu;
Não houve transporte para as visitas.
Hoje, o programa atende 21 professores cursistas de Língua Portuguesa em 8 escolas (redes municipal e estadual de ensino), 13 professores cursistas de Matemática (redes municipal e estadual de ensino), uma média aproximada de alunos de 6ª a 9ª séries de 450 alunos, independe do EJA.
A carga horária dos professores cursistas e dos formadores;
A resistência de escolas da rede municipal em não querer fazer a formação;
Adequação do horário da oficina que atendesse a todos os cursistas;
Carga horária dos formadores no quesito: acompanhamento da prática do professor cursista, não aconteceu;
Não houve transporte para as visitas.
Hoje, o programa atende 21 professores cursistas de Língua Portuguesa em 8 escolas (redes municipal e estadual de ensino), 13 professores cursistas de Matemática (redes municipal e estadual de ensino), uma média aproximada de alunos de 6ª a 9ª séries de 450 alunos, independe do EJA.
Os professores cursistas tentam aproveitar o possível do material sem haver um esgotamento, porque o tempo para leitura e aplicação das atividades é curto devido à carga horária ser muito pesada. Porém, observamos através dos relatos que a forma como estão aplicando o programa nas escolas está sendo positiva e com bons resultados.
Estamos felizes com a realização do programa e os resultados positivos que já estão sendo expostos nas escolas.
Texto:Antônia Vezarro - Tutora de lingua portiguesa.
Adaptação: Zílpora Maria
0 comentários:
Postar um comentário