Escola Aurélio tem aluna classificada na fase semifinal nas Olimpíadas

A Escola E. E. F. M. Aurélio B. de H. Ferreira, localizada no Município de Monte Negro/RO, realizou nesta semana uma homenagem ao morador da referida cidade, Senhor Laudecir Ronconi, e a aluna Nilian Tavares do 8º ano do ensino fundamental, pela classificação em nível estadual do texto “Seringal Mágico” (postado em matéria anterior), categoria memória, do Projeto “Escrevendo o Futuro”, das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010.

O processo seletivo foi iniciado no mês de maio, com uma reunião dos professores de língua portuguesa e as supervisoras Angélica Lima e Eli Filipin, com o objetivo de planejar as ações que seriam desenvolvidas. No decorrer do projeto, houve cinco oficinas das categorias poesia, crônicas, artigo de opinião e memórias, com os alunos das séries finais do ensino fundamental, médio e ensino médio do campo, seguindo os critérios estabelecidos no regulamento.

Na categoria classificada, a pedagoga Angélica explica que, a princípio, havia duas pessoas a erem entrevistadas, tendo comparecido apenas o Senhor Laudecir, morador do município há 35 anos. Os textos foram redigidos a partir da entrevista, pré-organizada pelos discentes e docentes do 7º e 8º ano do fundamental, e coordenada pelas professoras Daiane Albert e Eliane Fogaça, sendo os mesmos aprimorados nas oficinas e seguindo para o processo seletivo local que se deu em duas fases: a primeira interna (classe, turmas, e a melhor da escola), e a segunda, a fase municipal, sobre a coordenação da professora Rosilene Botelho, técnica do setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.

A partir daí, deu-se a classificação em primeiro lugar na fase estadual e semifinalista nacional, tendo a escola recebido uma faixa de reconhecimento. A supervisora Angélica disse em reunião com a técnica do setor pedagógico da REN que acompanha o projeto, professora Zílpora Maria, que “foi gratificante acompanhar o processo, em especial a troca de experiência que se deu através da integração dos docentes e os discentes, evidenciando que um trabalho planejado, desenvolvido com compromisso e responsabilidade, produz resultados significativos no ensino-aprendizagem e, consequentemente, refletidos em trabalhos como esse”. Segundo a professora Rosilene, no início de novembro a professora Eliane e a aluna Nilian seguem para Belo Horizonte para participarem de oficinas de aprimoramento dos textos, tendo esta etapa, representantes semifinalistas de todas as categorias, de todos os estados brasileiros. No dia doze do mesmo mês, estará acontecendo a fase final, seguindo os vencedores para Brasília, onde será o encerramento da OLPEF 2010 (Olimpíadas de Língua Português escrevendo o Futuro) detalhados no site http://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/ que oferece cursos on-line em todas as categorias das olimpíadas, nos anos ímpares, aos professores interessados em participar. “É maravilhoso ver as escolas comprometidas, juntamente com professores, no ensino-aprendizagem, em especial, na lingua portuguesa, despertando nos alunos o valor que as palavras têm na forma de escrever e de expressar”, encerra a coordenadora regional do projeto.






Texto: Zilpora Maria Teixeira
Revisão: Raimunda Rizeuda
Fotos: Zilpora Maria e Eli Filipin.

A dinâmica do Conselho Escolar

A REN do Município de Monte Negro, através do Representante de Ensino, Professor José Domingos Del Padre e da coordenadora do Conselho Escolar - professora Zílpora Maria Teixeira, realizou no mês de setembro o terceiro encontro para estudo e discussão do programa de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares das Escolas Estaduais de sua jurisdição.


Esses encontros têm o objetivo de levar o conhecimento através do estudo e reflexão dos Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, mobilizando e conscientizando os educadores para a implantação dos Conselhos. Foram abordados os seguintes temas:
Conselho Escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico;
Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha de diretor;
Conselho Escolar como espaço de formação humana: Círculo de cultura e qualidade da educação.
Os assuntos foram contextualizados com a realidade das escolas, levando os presentes a refletirem sobre uma postura responsável e comprometida com a formação emancipadora do educando, como também sua função mobilizadora e conscietizadora da comunidade na implantação dos Conselhos Escolares.Houve uma avaliação dos estudos realizados, onde os participantes demonstraram como pontos positivos a informação e a discussão sobre o assunto, os debates, a satisfação em participar do processo, o momento que estão tendo para a reflexão da práxis educativa e atitudes que consideram como corriqueira e que tem importante impacto no processo educativo, a expectativa da descentralização do poder nas instituições educacionais e das novas possibilidades que se apresentam. Como pontos negativos, foram ressaltados a questão do pouco tempo de estudo diante da relevância dos temas abordados e a dificuldade de envolver a comunidade na escola. Para concluir, foi solicitado maior tempo para estudo e, antes das reuniões, o envio da reprodução dos cadernos que serão abordados.



O encontro foi encerrado com a leitura da citação de Freire, explícita no Caderno 4 – que diz: “Ai de nós educadores, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis. Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da cultura e da sua história, da cultura e da história de seu povo, que conhecem o seu aqui e o seu agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles, mais do que adivinham, realizam” (2004, p. 10).

REN

Representação Estadual de Ensino - Monte Negro, RO.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.

Paulo Freire

Grata por visitar este blog

Pesquisar este blog

Seguidores