A dinâmica do Conselho Escolar

A REN do Município de Monte Negro, através do Representante de Ensino, Professor José Domingos Del Padre e da coordenadora do Conselho Escolar - professora Zílpora Maria Teixeira, realizou no mês de setembro o terceiro encontro para estudo e discussão do programa de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares das Escolas Estaduais de sua jurisdição.


Esses encontros têm o objetivo de levar o conhecimento através do estudo e reflexão dos Cadernos do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, mobilizando e conscientizando os educadores para a implantação dos Conselhos. Foram abordados os seguintes temas:
Conselho Escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico;
Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha de diretor;
Conselho Escolar como espaço de formação humana: Círculo de cultura e qualidade da educação.
Os assuntos foram contextualizados com a realidade das escolas, levando os presentes a refletirem sobre uma postura responsável e comprometida com a formação emancipadora do educando, como também sua função mobilizadora e conscietizadora da comunidade na implantação dos Conselhos Escolares.Houve uma avaliação dos estudos realizados, onde os participantes demonstraram como pontos positivos a informação e a discussão sobre o assunto, os debates, a satisfação em participar do processo, o momento que estão tendo para a reflexão da práxis educativa e atitudes que consideram como corriqueira e que tem importante impacto no processo educativo, a expectativa da descentralização do poder nas instituições educacionais e das novas possibilidades que se apresentam. Como pontos negativos, foram ressaltados a questão do pouco tempo de estudo diante da relevância dos temas abordados e a dificuldade de envolver a comunidade na escola. Para concluir, foi solicitado maior tempo para estudo e, antes das reuniões, o envio da reprodução dos cadernos que serão abordados.



O encontro foi encerrado com a leitura da citação de Freire, explícita no Caderno 4 – que diz: “Ai de nós educadores, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis. Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da cultura e da sua história, da cultura e da história de seu povo, que conhecem o seu aqui e o seu agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles, mais do que adivinham, realizam” (2004, p. 10).

0 comentários:

Postar um comentário

REN

Representação Estadual de Ensino - Monte Negro, RO.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.

Paulo Freire

Grata por visitar este blog

Pesquisar este blog

Seguidores