No mês de novembro do ano de dois mil e dez, na Representação de Ensino do Município de Monte Negro, foi realizado uma reunião através da coordenadora do Conselho Escolar - professora Zílpora Maria Teixeira com o representante de Ensino, professor José Domingos Del Padre, a equipe do setor pedagógico e os gestores das escolas desta jurisdição para definirem os caminhos do Programa de Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares, com o objetivo de decidirem sobre a continuidade dos estudos e a formação do grupo articulador nas escolas.
A coordenadora do programa expôs para os presentes quais seriam os próximos passos do plano de ação e a relevância da ação do grupo articulador e dos Conselhos nas escolas. A diretora da Escola Mato Grosso, Professora Ilzelene, enfatizou que seria extremamente necessário o acompanhamento incondicional dos gestores escolares para o sucesso da atuação desses Conselhos, visando uma plena democracia participativa nas instituições escolares. Os presentes colocaram em questão o fato do acúmulo do trabalho e os projetos programados nas escolas para o fim de ano, a mudança política esperadas para a formação da nova equipe da REN e dos gestores escolares, troca de docentes, como também o fato dos professores estarem concentrados na avaliação, no fechamento das notas e na recuperação dos alunos.
Devido o que foi exposto, ficou decidido em consenso que a continuidade dos trabalhos seria realizado no início do ano letivo de dois mil e onze. Num primeiro momento, seria apresentado aos novos gestores, professores, funcionários das escolas e a coordenação do programa, para estudos dos cadernos 11 e 12, e aprovação da Cartilha elaborada. Num segundo momento, a reunião com a comunidade escolar e externa, para repasse das informações contidas no caderno um e doze, que se refere a criação do Conselho Escolar e do grupo articulador, após definir os membros do grupo.
O encontro encerrou com a perspectiva de que os novos diretores e a nova equipe da Representação de Ensino desta regional venham desenvolver um trabalho transformador, que o grupo Articulador e o Conselho escolar venham fazer a diferença, e que realmente a comunidade interna e externa tenha voz e participação nas decisões internas escolares, principalmente na elaboração a acompanhamento do Projeto Político Educacional.
0 comentários:
Postar um comentário