PROINFO em Monte Negro: Tecnologia Educacional, prática possível e a serviço da escola

Encerrou-se nesta semana o curso PROINFO realizado na Escola Aurélio do Município de Monte Negro, sendo 48 cursistas das escolas Estaduais Aurélio e Mato Grosso, e dois de escolas municipais. Em 2008, uma equipe do NTE - Núcleo de Tecnologia Educacional esteve presente para aplicar às 40 horas - Introdução, que tratou da aprendizagem do uso do LINUX e repassou informações sobre a continuidade do programa de formação, que teria a coordenadora do LIE (Laboratório de Informática na Escola) professora Zílpora Maria como tutora da turma.
Em 2009, foi iniciada a fase II – Ensinando e Aprendendo com as TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação), com cinqüenta inscritos. A formação ocorreu com aulas presenciais, estudos e realização de atividades no site www.eproinfo.mec.gov.br, Nesta fase foi destacado conhecimento mais amplos dos recursos do LINUX, sites e blogs educativos e a prática de aulas com os alunos usando o LIE da escola. Na etapa III, os professores “alunos” estudaram sobre currículo e projetos, elaboraram e desenvolveram o PITEC – Projeto de Integração das Tecnologias ao Currículo.

Durante todo o programa de formação, foram realizados estudos e atividades em aulas presenciais e a distância. A formação foi encerrada com a participação de quarenta e quatro cursistas, que expuseram oralmente reflexões da práxis educativa, no que se refere as aprendizagens adquiridas e as dificuldades enfrentadas, como eram as aulas antes, como ficou durante e como ficará após a conclusão do PROINFO. “Durante o curso, como pontos negativos, percebeu-se um pequeno afastamento dos cursistas, em virtude de alguns problemas como: queda de energia e conexão com a internet na fase inicial da formação; o fato de alguns deles não possuírem computadores e a greve ocorrida no início do ano letivo de 2010, que acabou por sobrecarregar tanto o professor quanto o aluno. Positivamente, posso citar o apoio total dos gestores escolares, da REN local e dos coordenadores do NTE de Porto Velho; o contentamento dos cursistas diante das aprendizagens adquiridas e o comportamento dos alunos, que sentiram-se valorizados e capazes de criar e expor suas criações, o que foi possível diante desse novo paradigma metodológico, sendo de extrema relevância para a qualidade do ensino-aprendizagem oferecido pelas escolas, onde tanto os docentes quanto os discentes assimilam novas formas de aprender e ensinar através da inclusão e utilização das TICs, indispensável para a formação emancipadora que o novo mundo exige do cidadão.” Encerra a tutora.

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Representação Estadual de Ensino - Monte Negro, RO.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.

Paulo Freire

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