Encerramento de etapa cem horas do PROINFO em Campo Novo de RO.
Na terça-feira dia nove de agosto de 2011, a tutora e os cursistas do Programa PROINFO, curso Ensinando e Aprendendo com as TIC do município de Campo Novo de Rondônia, reuniram-se para encerrar esta etapa que corresponde a cem horas de aulas semi-presenciais. A tutora iniciou o evento congratulando os formandos por terem concluído mais uma fase, mesmo com todas as dificuldades ocorridas no percurso, seguindo com a apresentação de um filme criado no movie maker contendo alguns momentos das aulas presenciais, com os atores da formação. Os mesmos fizeram uma reflexão sobre a aprendizagem adquirida durante os quatro meses, referente à ampliação do conhecimento em nível do uso das tecnologias, tanto na dinâmica do trabalho educacional quanto na vida pessoal. Foram destacados os estudos dos conteúdos do Guia impresso do Cursista e o material disponibilizado no ambiente Eproinfo, as oficinas de webquest, hiperlink, cmap tools e, em especial, o blog. Foi evidenciado que, com a formação, houve melhoria na interação entre os cursistas, proporcionando mais diálogo, troca de experiências e o intercâmbio entre os mesmos na realização dos trabalhos à distância, como também no dinamismo das aulas aplicadas em sala para os alunos.
“Houve matricula inicial de quarenta e quatro inscritos, encerrando com trinta e sete. O motivo para a evasão justifica-se pelo fato de alguns serem professores emergenciais que perderam seus contratos e mudança de endereço. Como pontos negativos, levanto fatores como a eletricidade, devido a reforma da escola durante o período inicial, queda constante da internet e o não domínio do hardware e Linux por parte de alguns. Positivo, evidencio o empenho e a participação dos formandos, o material disponibilizado, a presença constante do Representante de Ensino Professor Marcelo Maia, como também dos coordenadores no NTE de Porto Velho nos encontros. O curso é de extrema relevância para a qualidade do ensino oferecido aos discentes, pois os professores praticam uma práxis de ação-reflexão-ação durante todo o processo, proporcionando maior dinâmica na aplicação dos conteúdos curriculares, que integra o professor ao mundo tecnológico que faz parte da atualidade do aluno”, esclarece a formadora.
0 comentários:
Postar um comentário