ELEIÇÃO E POSSE DO CONSELHO ESCOLAR - CAMPO NOVO DE RO.

Ocorreu no dia primeiro de setembro a eleição para eleger os Conselheiros do Conselho Escolar da Escola 15 de Outubro, localizada no Município de Campo Novo de RO.
O Conselho Escolare é um órgão colegiado com representatividade de todos os segmentos da comunidade escolar, que atuam na área pedagógica, administrativa e financeira, dando suas sugestões e compartilhando do cotidiano da escola. Está respaldado na Constituição Federal, na LDB e em Decretos estaduais.
No dia cinco do referido mês, os Conselheiros eleitos tomaram posse para um mandato de três anos, conforme a Legislação, seguindo para os tramites Legais para a destituição da APP e a atuação do Conselho Escolar aprovado pela comunidade escolar.
Segue abaixo o link do blog da escola, que divulga matéria completa e fotos dos eventos.

DESFILE CÍVICO 2011 EM MONTE NEGRO RONDÔNIA

Como em quase todas as cidades do país, Monte Negro, Estado de Rondônia realizou o Desfile Cívico que comemora a Independência do Brasil, com a presença de autoridades locais, comunidade  urbana e rural. Devido o clima da região, o evento aconteceu no fim da tarde do 07 de setembro, com participação de escolas estaduais, municipais e privadas, órgãos públicos, igrejas, comerciantes e várias fanfarras de municípios vizinhos. Entre os vários temas apresentados, destacou-se: Meio Ambiente, Biografia de celebridades que nomeiam algumas escolas, Esporte, Literatura e projetos desenvolvidos nas instituições escolares.

Confira a divulgação fotográfica do desfile no site:
http://www.rondoniavip.com.br/evento/desfile-7-setembro,cultura,353.html

As fotos especiais dos alunos da Escola Aurélio encontram-se no link: https://skydrive.live.com/redir.aspx?cid=c4a5d92433d6af29&page=play&resid=C4A5D92433D6AF29!121&authkey=YlpGYIy!2HI%24


Texto: Zílpora Maria.

Professores da Escola 15 de Outubro de Campo Novo de Rondônia encerram o curso Ensinando e Aprendendo com as TIC

Encerramento de etapa cem horas do PROINFO em Campo Novo de RO.

Na terça-feira dia nove de agosto de 2011, a tutora e os cursistas do Programa PROINFO, curso Ensinando e Aprendendo com as TIC do município de Campo Novo de Rondônia, reuniram-se para encerrar esta etapa que corresponde a cem horas de aulas semi-presenciais. A tutora iniciou o evento congratulando os formandos por terem concluído mais uma fase, mesmo com todas as dificuldades ocorridas no percurso, seguindo com a apresentação de um filme criado no movie maker contendo alguns momentos das aulas presenciais, com os atores da formação. Os mesmos fizeram uma reflexão sobre a aprendizagem adquirida durante os quatro meses, referente à ampliação do conhecimento em nível do uso das tecnologias, tanto na dinâmica do trabalho educacional quanto na vida pessoal. Foram destacados os estudos dos conteúdos do Guia impresso do Cursista e o material disponibilizado no ambiente Eproinfo, as oficinas de webquest, hiperlink, cmap tools e, em especial, o blog. Foi evidenciado que, com a formação, houve melhoria na interação entre os cursistas, proporcionando mais diálogo, troca de experiências e o intercâmbio entre os mesmos na realização dos trabalhos à distância, como também no dinamismo das aulas aplicadas em sala para os alunos.
“Houve matricula inicial de quarenta e quatro inscritos, encerrando com trinta e sete. O motivo para a evasão justifica-se pelo fato de alguns serem professores emergenciais que perderam seus contratos e mudança de endereço. Como pontos negativos, levanto fatores como a eletricidade, devido a reforma da escola durante o período inicial, queda constante da internet e o não domínio do hardware e Linux por parte de alguns. Positivo, evidencio o empenho e a participação dos formandos, o material disponibilizado, a presença constante do Representante de Ensino Professor Marcelo Maia, como também dos coordenadores no NTE de Porto Velho nos encontros. O curso é de extrema relevância para a qualidade do ensino oferecido aos discentes, pois os professores praticam uma práxis de ação-reflexão-ação durante todo o processo, proporcionando maior dinâmica na aplicação dos conteúdos curriculares, que integra o professor ao mundo tecnológico que faz parte da atualidade do aluno”, esclarece a formadora.

Assembleias nas escolas para a implantação dos Conselhos

As escolas Estaduais Mato Grosso, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira e 15 de Outubro, que pertencem a jurisdição da Representação de Ensino do Município de Monte Negro RO, realizaram nesta primeira quinzena de agosto assembléias para a implantação dos Conselhos Escolares. Houve participação de pais/responsáveis, alunos, professores, corpo técnico e administrativo das entidades escolares.




Durante os eventos, nas duas últimas escolas citadas, o Representante de Ensino Professor Marcelo Maia fez a apresentação do programa, seguindo com breve palestra realizada pela coordenadora local professora Zílpora Maria, que esclareceu aos presentes a fundamentação legal, conceito, importância e objetivos do Conselho Escolar para o fortalecimento da autonomia da escola e a concretização do que está previsto na Legislação vigente, a constituição e a função dos Conselheiros e como se dará o processo de eleição.

 Os diretores deram prosseguimento aos trabalhos com a formação da Comissão Eleitoral e já marcando as reuniões para os próximos passos a serem seguidos. Todos ficaram na expectativa e aguardam agora o momento de exercerem a democracia, sendo e elegendo membros do Conselho escolar, dando fim a uma etapa hierarquizada na tomada de decisões nos assuntos pertinentes a escola e iniciando uma nova história da educação, através da atuação de todos os segmentos dos atores da comunidade escolar no poder de decisão nas dimensões pedagógicas e administrativas das instituições de ensino.

 

Conselho Escolar nas escolas estaduais de Monte Negro - RO.

Nesse primeiro semestre de  2011, a implantação dos Conselhos Escolares no Estado caminhou para uma fase  de  estudo e elaboração de respaldos Legais por parte dos governantes e seminários para os coordenadores do programa das Representações de ensino, através da SEDUC de Porto Velho.
Já nos municípios de Monte Negro e Campo Novo de Rondônia, foi concluida a etapa de estudo dos cadernos do Programa nas instituições educativas estaduais, iniciado no segundo semestre do ano de 2010.

A partir de julho do ano em curso, houve reunião com os diretores dessas escolas e a coordenadora local do programa, onde foi realizado estudo e repassado cds, material impresso e a cartilha de Orientações para Implantação dos Conselhos Escolares/2011, elaborada pela Comissão permanente de gestão democrática da Secretaria de Educação.
 
 
 
Neste mês de agosto, as escolas estão em um momento de elaboração do Plano de Ação, assembleias com a comunidade escolar, formação da Comissão Eleitoral e definição do tipo de eleição (direta e aberta/direta e secreta) para seguir com a Eleição dos Conselheiros em setembro.do Estado. 

"Com a implantação dos Conselhos Escolares, a comunidade tem a oportunidade de conhecer melhor todo o processo educativo, como também  partilhar nas decisões que envolvem os aspectos político-pedagógicos, administrativos e financeiros, o que torna real o que preconiza as Bases Legais em vigor, desde a Constituição Federal até as portarias e Decretos", afirma a Coordenadora de projetos e do Programa Gestão Democrática da REN de Monte Negro.

 

Meio Ambiente na Escola Aurélio

PROJETO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE
O Projeto Semana do Meio Ambiente na EEEFM. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, do Município de Monte Negro/RO, foi realizado no decorrer dos dias 30/05 a 03/06/11, contando com a participação de toda a comunidade escolar: Gestores, Professores, Equipe Pedagógica, Pais, Alunos, Corpo de Apoio e demais parceiros da escola, que se empenharam na realização de um trabalho coletivo, na busca dos objetivos propostos, melhorando assim o ambiente em que vivemos e o ambiente escolar, conscientizando os alunos para que ajam de forma responsável e com sensibilidade, onde todos possam ter uma vida mais saudável, sabendo exigir e respeitar os direitos próprios e o de toda a comunidade, contribuindo significativamente com o Meio Ambiente e com um mundo melhor para todos.
Este Projeto teve como objetivo assegurar no decorrer da Semana do Meio Ambiente, que todos os sujeitos que participam da vida escolar possam identificar-se como parte integrante da natureza e sentir-se efetivamente ligados a ela, atuando de forma criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente, conscientizando-se de que os problemas ambientais dizem respeito a todos os cidadãos e só podem ser solucionados mediante uma postura participativa.
Trabalhar a educação ambiental é uma temática desafiadora para a sociedade e para a escola atual, o que torna cada vez mais urgente o desenvolvimento de ações que visem à melhoria e a diminuição dos impactos ambientais, pois está mais que evidente que a vida no planeta está em risco, o aquecimento global avança a cada ano que passa, bem como, a miséria e a desigualdade social, ficando para a escola a responsabilidade na tomada de providências urgentes na difusão de conhecimentos sobre práticas que visem a melhoria do meio ambiente, ampliando a consciência crítica dos seus alunos e qualificando atitudes para que o educando se torne um agente de mudanças.
No decorrer da Semana do Meio Ambiente houve a preocupação em desenvolver em nossos alunos Competências e Habilidades que lhe sirvam como alicerce para enfrentarem os desafios do mundo contemporâneo.
As ações desenvolvidas foram: palestras, sessões de filmes com temáticas ambientais, declamação de poesias, confecção de cartazes, plantio de mudas, entre outras ações.

Texto: Micele Albano

Superação

OFICINA DE ÁUDIO VISUAL PARA OS PROFESSORES

Foi realizada na primeira semana de junho uma oficina de Áudio Visual para os professores das Escolas Estaduais de Monte Negro, cujo objetivo foi capacitá-los a baixarem vídeos em formatos adequado para trabalharem tanto no Windows quanto no Linux, como também conhecerem e acessarem vários sites de cunho pedagógico. O evento contou com a participação do Representante de Ensino, sendo realizado pelo Professor Formador Magno Martins, do NTE de Porto Velho, pela Professora Iza Parra da GTI e pela tutora do Proinfo Professora Zílpora Maria Teixeira, Coordenadora de Projetos da REN de Monte Negro. Confira aqui a matéria completa no site do PTE e fotos do evento no link  https://picasaweb.google.com/105702136077717326455/OFICINADEAUDIOVISUALMONTENEGRORO?authkey=Gv1sRgCNSn19-B8cHxGw
A oficina foi relevante para a qualidade do ensino que os discentes rcebem nas escolas do município.

COMO SURGIU O DIA DAS MÃES

O Dia das mães tem sua origem desde os tempos da Grécia Antiga, quando já se fazia homenagens a deusa Reia, chamada de mãe comum de todos os seres e em Roma a Cibele, mãe de todos os deuses, onde as comemorações eram realizadas em março e duravam três dias. No início do Cristianismo, esta comemoração ganhou um novo sentido, com a celebração de homenagens a Virgem Maria, mãe de Jesus.
Em 1914, foi aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos a proposta de Anna Jarvis, que fez uma homenagem especial a sua mãe, devido sua dedicação em prestar serviços comunitários no período da Guerra Civil Americana. Já no Brasil, o Dia das Mães é comemorado no 2º Domingo de Maio, desde que o Decreto foi aprovado pelo Presidente Getúlio Vargas. Leia mais sobre esta data nos sites http://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm e conheça as datas de comemoração de todos os países que aderiram a essa celebração no http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_M%C3%A3es 


vídeo Pra sempre em meu coração- Cristina Mel - youtube

CEC DE RONDÔNIA PROMOVERÁ MOSTRA DE ARTE 2011

Já foi divulgado pela CEC - Coordenadoria de Esporte e Cultura da SEDUC - Secretaria de Educação de Rondônia o regulamento para a realização da Mostra Estudantil de Arte 2011. Nesse ano, haverá apenas as modalidades de dança e música, que serão disputadas em sua fase final na capital e no Município de Cacoal, nos meses de agosto e novembro do corrente ano. Poderão participar os alunos matriculados nas redes de ensino público estadual, municipal e privada, a partir de doze anos, após classificados nas semi-finais regionais que serão realizadas pelas Representações de Ensino do Estado. Conheça melhor o regulamento e tenha acesso as fichas de inscrição no site  http://www.seduc.ro.gov.br/cec/, clicando no link cultura escolar .                                

PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO CONCORDAM COM A NOVA PROPOSTA DO GOVERNO PARA O REAJUSTE SALARIAL

Em reunião com o Sintero,  os profissionais da educação do Estado decidiram aceitar a nova proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo do Estado na tarde de ontem (04/05/2011), mas sem desistir da luta pela valorização profissional através de melhores salários.
 Esta proposta consiste no reajuste de 6% no salário base retroativo a abril e, a partir de outubro mais 2%, acrescido de 100% no auxílio saúde, que terá um valor de R$ 150,00 para os servidores e aposentados que possuem plano; criação de Gratificações de Unidade Escolar de R$ 130,00 para professores e supervisores de 40 horas e R$ 65,00 para os de 20 horas; R$ 150,00 para professores lotados nas escolas, mas que não estão em sala de aula e sim readaptados em bibliotecas, salas de vídeo e outros setores da escola que atualmente não possuem gratificação e, R$ 90,00 para os técnicos administrativos educacionais. Leia mais...

SEDUC PROMOVE TREINAMENTO PARA REPRESENTANTES DE ENSINO EM RONDÔNIA


 O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estará promovendo o treinamento técnico comportamental para os representantes de ensino da rede estadual de educação. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18 h, tendo como local o auditório do Rondon Palace Hotel.

Para conhecer os objetivos e a programação do evento, entre no site da SEDUC, clicando aqui

AFINAL , O QUE É A PÁSCOA???

Uma mensagem para ler, refletir e chegar a uma conclusão pessoal:


FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES EM CAMPO NOVO DE RONDÔNIA

Com o objetivo de desenvolver a segunda etapa do curso de formação do PROINFO dos professores do município de Campo Novo de Rondônia, a tutora e coordenadora pedagógica da REN de Monte Negro deslocou-se com a equipe do NTE de Porto Velho Rondônia para a aula inaugural, sendo apresentado aos professores cursistas a proposta da formação, o ambiente de estudos no site do MEC pela coordenadora  Luciana e solucionado problemas de acesso dos mesmos através do professor Magno, ambos da equipe de Porto Velho. A formadora seguiu com uma dinâmica de apresentação e estudos da unidade do curso Ensinando e Aprendendo com as TICs, sendo realizada a atividade um e apresentada as atividades a serem realizadas a distância.
Veja imagens do evento no site:
https://picasaweb.google.com/105702136077717326455/AulaInicialDoPROINFOEnsinandoEAprendendoComAsTICS2011CampoNovoDeRondonia# 

TRABALHO DAS ESCOLAS: EXPECTATIVAS PARA O ANO LETIVO DE 2011

O ano letivo de 2011 se abriu com a expectativa de melhorias tanto na estrutura física quanto na estrutura financeira para os educadores de Rondônia. As escolas deram abertura em suas atividades seguindo as orientações recebidas da Secretaria de Educação, através do Projeto "Novo Amanhã", que consiste na recepção calorosa dos discentes; momento cívico; plantio da muda de mogno, símbolo da nova Rondônia e aulas diferenciadas aplicadas pelos professores.

Na Carta de Intenções enviada às escolas e lida para a comunidade escolar, o Governador Confúcio Moura evidencia seu compromisso com a educação através dos objetivos prioritários na área educativa durante o seu mandato, destacando a qualidade da educação, gestão democrática, educação integral, valorização profissional, entre outros.








Assim, fica a esperança de um novo amanhã, com os anseios de melhores condições de trabalho e salários dignos para os educadores e, consequentemente, para a construção cultural e financeira da sociedade do nosso Estado.

Ação do Conselho Escolar - uma proposta de democracia participativa

No mês de novembro do ano de dois mil e dez, na Representação de Ensino do Município de Monte Negro, foi realizado uma reunião através da coordenadora do Conselho Escolar - professora Zílpora Maria Teixeira com o representante de Ensino, professor José Domingos Del Padre, a equipe do setor pedagógico e os gestores das escolas desta jurisdição para definirem os caminhos do Programa de Implantação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares, com o objetivo de decidirem sobre a continuidade dos estudos e a formação do grupo articulador nas escolas.

A coordenadora do programa expôs para os presentes quais seriam os próximos passos do plano de ação e a relevância da ação do grupo articulador e dos Conselhos nas escolas. A diretora da Escola Mato Grosso, Professora Ilzelene, enfatizou que seria extremamente necessário o acompanhamento incondicional dos gestores escolares para o sucesso da atuação desses Conselhos, visando uma plena democracia participativa nas instituições escolares. Os presentes colocaram em questão o fato do acúmulo do trabalho e os projetos programados nas escolas para o fim de ano, a mudança política esperadas para a formação da nova equipe da REN e dos gestores escolares, troca de docentes, como também o fato dos professores estarem concentrados na avaliação, no fechamento das notas e na recuperação dos alunos.

Devido o que foi exposto, ficou decidido em consenso que a continuidade dos trabalhos seria realizado no início do ano letivo de dois mil e onze. Num primeiro momento, seria apresentado aos novos gestores, professores, funcionários das escolas e a coordenação do programa, para estudos dos cadernos 11 e 12, e aprovação da Cartilha elaborada. Num segundo momento, a reunião com a comunidade escolar e externa, para repasse das informações contidas no caderno um e doze, que se refere a criação do Conselho Escolar e do grupo articulador, após definir os membros do grupo.

O encontro encerrou com a perspectiva de que os novos diretores e a nova equipe da Representação de Ensino desta regional venham desenvolver um trabalho transformador, que o grupo Articulador e o Conselho escolar venham fazer a diferença, e que realmente a comunidade interna e externa tenha voz e participação nas decisões internas escolares, principalmente na elaboração a acompanhamento do Projeto Político Educacional.

REN

Representação Estadual de Ensino - Monte Negro, RO.

“Os homens se educam entre si mediados pelo mundo”.

Paulo Freire

Grata por visitar este blog

Pesquisar este blog

Seguidores